Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nossa responsabilidade é a de anteciparmo-nos ao futuro!

Enquete

Como você administra sua fé diante das adversidades?




resultados

Mensagens da Diretoria

As vezes, nos sentimos cansados da rotina, do que fazemos no dia a dia, mas será que tudo isso vale a pena? Você vê sentido no que faz todos os dias?
Maurício Calhau
Facebook
Curta nosso site no Facebook

Multimdia

Notícias

O que são as UBSFs e como funcionam

20/11/2018

A Missão Sal da Terra administra, na cidade de Uberlândia, 21 Unidades Básicas de Saúde da Família no setor sul da cidade. As UBSFs atendem de segunda a setxa-feiras, das 7h às 17h. Quando há campanha nacional de vacinação ou alguma outra agente da saúde no munícipio, as UBSFs abrem aos sábados, em caráter excepcional, para participar desses eventos.

É muito importante a população saber a diferença entra as UBSFs e as unidades UAI e UPA. O conhecimento ajuda a população a escolher o lugar certo para receber um tratamento adequado e contínuo, de acordo com a escala de emergência.

Não espere ter uma situação emergencial! Vá na UBSF do seu bairro e tenha acompanhamento médico adequado e de qualidade!


1 - O que são as Unidades de Básicas de Saúde da Família (UBSF’s)?

 

 

São unidades públicas de saúde responsáveis pela atenção à saúde da população, vinculada a um determinado território. Representa o primeiro contato da população com o serviço de saúde do município (porta de entrada do sistema de saúde).

As UBSF’s são compostas por uma equipe multiprofissional: (I) médico; (II) enfermeiro; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. A equipe é habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação.


 

2 - Você sabe qual é a função da UBSF?

 

 

Promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem, Odontologia entre outros serviços. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.


3 - Como sei se devo ir a uma UAI ou uma UBSF?

 

 

A UAI consiste em uma unidade de urgência e emergência, é responsável por prestar atendimento de média complexidade, como por exemplo: vítimas de acidentes, alteração súbita de comportamento, agitação ou desmaios, choque elétrico, coma, convulsão, derrame, dor intensa ou de início imediato, dor intensa no peito, falta de ar intensa, crise asmática, febre (acima de 40 graus), hemorragia, intoxicação, parada cardiorrespiratória, problemas cardíacos, acidentes por animais peçonhentos.

Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco (Protocolo de Manchester), podendo ser liberado ou permanecer em observação, ou se necessário, ser removido para um hospital de referência.

As Unidades Básicas da Saúde da Família (UBSF’s) são popularmente conhecidas como postos de saúde, localizados perto de onde as pessoas moram, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

Portanto, o cidadão recebe gratuitamente nas UBSF’s, atendimentos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, acesso a medicamentos.  Podem também ser realizadas requisições de exames por equipes multiprofissionais e encaminhamento para procedimentos eletivos e exames mais específicos com especialistas da rede pública.


 

4 - Por que é mais seguro esperar o atendimento da UBSF em casos não urgentes?

 

É mais seguro esperar atendimento (em casos não urgentes) em unidades de USBF, pois a equipe conhece as pessoas, o seu contexto familiar, os seus hábitos, o ambiente e o local onde vivem, assim podem agir com forte ação da prevenção, promoção em saúde e acompanhamento continuado do tratamento através da elaboração de um plano de cuidado individual e/ou familiar.