Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nossa responsabilidade é a de anteciparmo-nos ao futuro!

Enquete

Como você administra sua fé diante das adversidades?




resultados

Mensagens da Diretoria

De todo o coração, vos conclamo, a que retomemos a paixão da nossa pregação.Que cada um de nós cumpra, e bem, a obra de um evangelista, na convicção de que essa é a vocação que se impõe sobre nós."
Paulo Borges Jr.
Facebook
Curta nosso site no Facebook

Projetos Sociais

TOTAL

TOTAL EDUCAÇÃO E CULTURA

Uma organização social sem fins lucrativos que cria, implanta e gerencia programas educacionais, ativados como projetos sociais ou na forma de prestação de serviços a empresas privadas. Somamos forças de profissionais em atividade no mercado, que oferecem tempo e conhecimento em beneficio de outras pessoas.

MISSÃO

“Cooperar na transformação e desenvolvimento do indivíduo e da sociedade por meio da promoção de princípios e valores que traduzam a equidade e dignidade humana, compartilhando recursos e habilidades disponíveis.”

HISTÓRIA

Tudo começou em 1981 com a criação da Missão Sal da Terra, uma Fundação de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que busca o desenvolvimento humano por meio de intervenções sociais, educacionais, culturais, profissionalizantes e recreativas. Ao longo destes anos, vários programas e atividades, nas mais diversas áreas, vêm sendo desenvolvidos no sentido de promover um intercâmbio de recursos, atendendo o ser humano na sua integralidade. A Missão Sal da Terra prioriza a proteção à família, o amparo à criança e ao adolescente carentes, sua integração junto ao mercado de trabalho, a assistência à saúde e o combate à fome, ao vício e à pobreza. Por meio da experiência adquirida nos 30 anos de intervenções sociais da Missão Sal da Terra, percebemos a necessidade e a oportunidade de atuarmos de forma ainda mais eficaz e objetiva na área da Educação e Cultura. Compreendemos que mais do que nos concentrarmos em bons resultados, deveríamos evoluir na definição e desenvolvimento dos processos. Sendo assim, em 2006 foi criada a Total, com foco na criação, implantação e gestão de programas educacionais e culturais, sempre zelando pela integridade dos conteúdos e legitimidade dos processos de cada programa.

O Centro AprenderTotal fundamenta-se no desenvolvimento educacional, cultural e ambiental de adolescentes e jovens dos 08 aos 14 anos em contexto de vulnerabilidade social, familiar, e econômica. Para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e social destas crianças e adolescentes, são estruturados três laboratórios temáticos (Raciocínio Lógico, Linguagem e Comunicação, e Ciências e Tecnologia), onde a ministração de conteúdos regulares destas áreas do conhecimento se utiliza de métodos de ensino diferenciados, atrativos e agradáveis aos alunos. Temos também um laboratório multiuso no qual são desenvolvidas atividades esportivas, culturais e capacitações profissionais.

Em 2013 iniciamos a segunda turma de alunos e professores. Temos um professor para cada um dos 4 laboratórios, que atendem a uma turma de 30 crianças. Esta é a unidade laboratorial do projeto, em período em que estão sendo estabelecidos os padrões operacionais, didáticos e administrativos do Centro AprenderTotal, de forma que o trabalho possa ser expandido a outras unidades, seja em Goiânia, cidades do entorno ou demais cidades de quaisquer Estados brasileiros.

Em 2014 iniciaremos a terceira turma na unidade laboratorial, em Aparecida de Goiânia, sendo que, no segundo semestre, estaremos prontos para a inauguração de uma nova unidade, na cidade onde as parcerias necessárias para a gestão do projeto estiverem melhor articuladas.

Empresa Desenvolvida é um serviço prestados a empresas privadas. Trata-se de uma plataforma de comunicação de princípios e valores, que promove a saúde integral e a valorização dos trabalhadores dentro das empresas. O projeto se propõe a harmonizar a saúde integral do trabalhador, de forma que este ajustamento implique em uma melhora em sua qualidade de vida e em seus relacionamentos profissionais, pessoais e sociais. Para tanto, são aplicadas palestras no ambiente de trabalho;?são expostos quadros, cartazes e banners digitais nas mídias internas da empresa; é distribuído um periódico impresso mensal e?o website é alimentado regularmente com conteúdos das palestras e do tablóide mais detalhados. Essas ferramentas objetam informar, instruir e provocar reflexão sobre temas relacionados à Educação, Saúde, Cultura, Relacionamentos Saudáveis e Qualidade de Vida. Esse modelo de intervenção está centrado no trabalhador e em sua família, valorizando o indivíduo como agente da sua própria mudança. Em 2013 o Empresa DesenvolVida atendeu duas empresas em Goiânia, com o trabalho sendo continuado em 2014. Em uma rede de supermercados e uma imobiliária, ambos de grande reconhecimento na cidade, foram ministradas cerca de 30 palestras e distribuídos 7 mil tabloides impressos aos colaboradores destas companhias. As atividades deste serviço podem ser observadas no site: www.empresadesenvolvida.com.br

O Programa Mãos Livres tem como princípio a mobilização social destinado às mulheres que se encontram em regime de detenção na Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia – Goiás. O programa utiliza a arte como ferramenta para resgatar a identidade, autoestima e a dignidade da mulher. Ao passo que oferece uma atividade terapêutica e de lazer, o programa contribui para que as mulheres aprendam uma nova maneira de perceber a vida e o futuro, bem como vislumbrar sustento e independência financeira. Em 2013 grandes conquistas chegaram ao projeto Mãos Livres. A Total conseguiu dispor de um veículo para que a coordenadora do projeto possa operacionalizar o trabalho. Foi reformado o espaço onde fica o ateliê, a oficina prática do projeto dentro da CPP. Muito material foi adquirido e atualmente 12 detentas se encontram em atividade. Seis egressas já estão sendo realocadas no mercado de trabalho com o aprendizado deste programa.

EVENTOS TOTAL Os eventos são uma atividade cada vez mais frequente em nosso auditório. Na sede nova, para a qual nos mudamos em Julho de 2013, temos um auditório multiuso para até 280 pessoas, equipado com instrumentos audio-visuais adequados a palestras, workshops, treinamentos e reuniões. Neste espaço abordamos temas que interessam a estudantes, empresários e formadores de opinião.

Após nossa mudança para nova sede, tivemos três eventos abertos ao público, além de nossos treinamentos e atividades internas. Nos três eventos, o público presente foi de empresários, estudantes e pessoas de importante influência em entidades de classe, diretores de órgãos públicos e instituições privadas, que tiveram contato com um ponto de vista positivo comprometido com o desenvolvimento social integral. A grande maioria dos presentes nestes eventos são membros da Igreja Sal da Terra, da unidade do Alpha Mall, em Goiânia-GO.

Nossos palestrantes foram:

- David Plummer. Empresário inglês com vasta experiência em gestão empresarial e especialista em “viradas empresariais”, orientando empresas a saírem de situações complexas por meio de planejamento e reprogramação diretiva. David é um empresário que já liderou mais de 400 funcionários em uma de suas empresas, bem como já trabalhou sem nenhum funcionário. Ele trás a experiência das diversas realidades com que entrou em contato, evidenciando o que de fato tem valor na jornada empresarial e no empreendedorismo. Muito jovens presentes puderam iluminar um pouco mais suas ideias sobre o futuro e a atividade profissional que estão prestes a optar.

- Valternômem Coelho dos Santos, é engenheiro metalúrgico pela Escola de Minias de Ouro Preto, especialista nas áreas de economia e administração no Brasil e no exterior. Participou da elaboração do estatuto para a criação do SEBRAE, sendo o seu primeiro Presidente e criando o termo “micro-empresa”, hoje símbolo da instituição. No magistério atuou por mais de 25 anos nas áreas de estatística, economia e administração, Na iniciativa privada foi diretor superintendente de usina siderúrgica e proprietário de indústria de material de construção civil e de produtor rural. Publicou o livro “Pare. Não carregue o piano, seja o pianista”, que está na segunda edição e orienta, na prática, empresários a gerirem seus negócios com inteligência e estratégia. 

- Flávio Guaratto, “A criatividade que era um dom e a vocação de encantar-se e alegrar-se, tornou algo que alguém vai comprar”. Essa foi uma das reflexões-chaves da palestra proferida pelo antropólogo e missionário da Sal da Terra na Inglaterra, Flávio Guaratto, durante a palestra Monocultura: como a narrativa econômica pode influenciar sua vida, proferida no último dia 20 de agosto, na Total Educação e Cultura. Guaratto que já residiu em países como Escócia e Itália, além de ter uma vasta experiência internacional na área da evangelização. Ele discutiu sobre o modelo linear de educação, que “desloca as pessoas de seu sistema natural e se esquece de ensinar valores básicos e essenciais para a existência humana e a vida em sociedade”.