Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Nossa responsabilidade é a de anteciparmo-nos ao futuro!

Enquete

Como você administra sua fé diante das adversidades?




resultados

Mensagens da Diretoria

De todo o coração, vos conclamo, a que retomemos a paixão da nossa pregação.Que cada um de nós cumpra, e bem, a obra de um evangelista, na convicção de que essa é a vocação que se impõe sobre nós."
Paulo Borges Jr.
Facebook
Curta nosso site no Facebook

Projetos Sociais

Centro Comunitário


A Missão Sal da Terra Centro Comunitário Shopping Park 

Rua Ivete Cordeiro da Silva, 1.070 Bairro Shopping Park

contato: masbarrozo@ufu.br

A Missão Sal da Terra desenvolve vários projetos de inclusão social na cidade de Uberlândia-MG. Uberlândia/MG, localizada na região do Triângulo Mineiro, que conta com uma população de cerca de 700.000 habitantes. A cidade ocupa posição geográfica estratégica no “centro” do Brasil e esta realidade fez com que, principalmente na década de 90, passase a receber milhares de pessoas de diversas regiões do país que migravam em busca de trabalho e melhores condições de vida para suas famílias. Sendo assim, várias comunidades foram criadas na periferia da cidade, transformando-se em bairros novos da cidade.

Uberlândia é conhecida como uma cidade pólo e como referência para o país no setor logístico, do agronegócio e atacadista. Entretanto, não esconde uma triste realidade das grandes capitais e cidades metropolitanas, isto é, a pobreza, miséria, violência, injustiça social, desigualdes e carências oriundas principalmente do “inchaço” urbano. Atualmente, uma grande parcela dos habitantes reside em bairros populares, muitos frutos de um crescimento rápido, mas sem equipamentos sociais adequados para atender este crescimento populacional. Nesse contexto, existe o reconhecimento da droga como inimigo perigoso, especialmente entre os adolescentes e jovens, faz-se urgente uma intervenção. Para atuar com eficácia na solução destes problemas, é necessário atuar no sentido de potencializar a formação dos jovens, cuidado com as crianças e apoio às famílias.

Dentre os diversos projetos em andamento da Missão Sal da Terra desenvolvidos em Uberlândia-MG, tem-se o Projeto Novo Lar. Este projeto foi inicialmente desenvolvido em um dos “bairros novos” da cidade de Uberlândia-MG, o bairro Shopping Park. Em bairros com estas características o investimento nas pessoas terá sempre um caráter preventivo, pois as futuras e graves conseqüências de crianças e adolescentes não assistidos serão bastante minimizados. Quando o Projeto Novo Lar foi iniciado em 2001, a população do bairro era de cerca de 3 mil pessoas. Com a expansão ocorrida nos últimos anos, a previsão é de mais de 20 mil moradores em 2016. Por meio deste projeto foram construídas (em regime de mutirão) trinta e cinco (35) casas para famílias que moravam em casas de plástico ou de compensado, ou ainda para aquelas que não tinham onde morar.

Hoje não existe no bairro mais este tipo de moradia (o bairro foi “desfavelado”). O nome Novo Lar tem um significado bem mais amplo do que apenas uma nova casa física, mas representa a edificação de um alicerce de uma nova casa em um sentido integral, portanto é um projeto de adoção de vidas e inclusão social. Além das 35 famílias que tiveram suas casas construídas, mais de 100 outras famílias foram acompanhadas, visando o cuidado com as crianças, oportunidade de trabalho e prevenção do uso de drogas. Tendo em vista a ativa ação da Missão Sal da Terra neste bairro e os frutos gerados, a Prefeitura Municipal de Uberlândia efetuou a doação de um terreno naquele bairro. Desde então enormes esforços têm sido empreendidos, e um Centro Comunitário foi contruído e está em plena operação. Neste Centro Comunitário atividades de resgate social têm espaços e infra-estrutura adequados. As atividades atualmente desenvolvidas no Centro Comunitário do Bairro Shopping Park fazem parte do Projeto Educando para a Vida, neste projeto são desenvolvidos: cursos de formação para jovens, aulas de jiu-jítsu para crianças e adolescentes, curso de futebol para crianças e adolescentes, cursos de língua estrangeira, curso de circo, e curso de formação musical, onde foi formada uma orquestra de crianças e adolescentes. Hoje temos mais de 400 crianças e jovens tendo atividades culturais, educacionais e esportivas no Centro Comunitário do Bairro Shopping Park.

 

Os frutos deste trabalho são imensos. Aqui vamos descrever alguns exemplos:

1) Palestras e atividades com crianças. Temas relevantes, como abuso sexual, disciplina, cuidados pessoais têm sido abordados. Isto tem uma consequência prática na vida deles.

2- Jiu-Jitzu As atividades do Jiu-Jitzu são coordenadas pelo Professor Anderson Kuririn. As turmas tem no total mais de 150 alunos. Os frutos são imensos. Enviamos 5 alunos para o campeonato Brasileiro de Jiu-Jitzu, ganhamos 2 medalhas de prata e 1 de bronze e o Bruno "japinha" de 9 anos foi campeão Brasileiro de Jiu-Jitzu.

3- Futebol A escola de futebol é coordenada pelo Prof. Gilson Batata, ex-jogador e técnico de futebol profissional. A escola de futebol do Centro Comunitário conat hoje com mais de 250 criança e adolescentes. O time Sub 15 foi campeão Uberlândense, disputando com escolinhas do Flamengo, Corinthians, Santos e outras. Os frutos são enormes.

3- Música As aulas de música e a orquestra de cordas são coordenadas pelos Professores Angelo e Klemes. Esta atividade tem um imenso efeito na auto estima destas crianças e adolescentes. Os frutos são gigantes. Estes meninos já apresentaram no teatro Rondon Pacheco. 

4- Curso de Idiomas Este trabalho é coordenado pela Profa. Iris Mendoza que atualmente ministra um curso de espanhol para crianças e adolescentes. Nestes 14 anos de experiência trabalhando com as comunidades do Bairro Shopping Park e 5 anos com o Bairro Jardim Célia, com a visão de adoção de vidas e não um assistencialismo sem compromisso, temos aprendido muito com o relacionamento cotidiano da equipe de voluntários da Missão Sal da Terra com a população deste bairro, . a entender as suas dificuldades. Cremos que os princípios cristãos é o caminho para a construção de um novo projeto de vida.