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SAÚDE ARAGUARI

EDUCAÇÃO

MISSÃO
Favorecer o desenvolvimento do aluno, desenvolvendo seu raciocínio a partir de fundamentos éticos e morais identificados no currículo escolar.

 VISÃO 
Ser referência de ensino por meio da Educação por princípios, para que o aluno conquiste sua autonomia intelectual, afetiva e moral, a fim de exercer responsavelmente suas vocações na sociedade.

 VALORES
Estabelecer a valorização da autonomia, dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

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notícias da Educação

APRESENTAÇÃO

A vertente educacional da Missão Sal da Terra conta com Centros Educacionais que são instituições de ensino que atendem às crianças da Educação Infantil, na faixa etária compreendida entre quatro meses a cinco anos. As unidades educacionais estão localizadas nos bairros Vigilato Pereira, Parque São Jorge II, Jardim Canaã, Morumbi e Jardim das Palmeiras. Inicialmente, tais Centros Educacionais eram conhecidos como “creches”, onde havia um comprometimento com as crianças e com as famílias atendidas, cujo objetivo perpassava pela colaboração por meio de ações e de serviços para com a criança pequena, em situação de vulnerabilidade social, juntamente com sua família.

Com a transição do social para o educacional, ocorreu um avanço histórico para todo o atendimento efetuado. Inseridos na Educação, os Centros Educacionais assumiram uma gestão diferenciada para essa etapa da Educação Básica que nos oportunizou adequar ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96, Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8068/90, Parâmetros e Referenciais Curriculares Nacionais – MEC/SEF (1997), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - MEC/SEB (2010).

Nesse contexto, a Educação Infantil é vista como um processo individual adequado à necessidade de cada criança em um ambiente lúdico para o atendimento às necessidades de cada faixa etária, o que transforma o aprendizado num mundo de divertidas descobertas, no qual a criança percebe sua capacidade de modificar o meio em que vive e o papel que nele desempenha. Para isso, o espaço físico, a proposta político-pedagógica, o quadro de pessoal, o regime de trabalho, o plano de qualificação docente, a organização e gestão do tempo de trabalho escolar e o número de crianças por sala de aula são repensados e aperfeiçoados a fim de oferecer o melhor atendimento para as crianças e suas famílias.

Por intermédio dos Centros Educacionais possibilitamos uma Educação voltada ao desenvolvimento dos valores humanos ao longo do atendimento oferecido. A organização do trabalho escolar se configura por meio de projetos pedagógicos, de atividades dirigidas e do uso de variados recursos didáticos. Aos profissionais oferecemos subsídios teórico-práticos, que lhes permitam compreender que na ação cotidiana educar significa mediar o aprendizado com base em uma metodologia interacionista e uma filosofia humanística.

Credenciados à Superintendência Regional de Ensino, todos os Centros Educacionais da Missão Sal da Terra são regidos por uma portaria que habilita e autoriza o trabalho com crianças de 0 a 5 anos, o que propicia o recebimento de recursos financeiros para o atendimento viabilizados pela Secretaria Municipal de Educação do município de Uberlândia-MG. Possuímos parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, empresas privadas, pessoas físicas e outros que também contribuem para a consolidação de todo o trabalho.

Todo trabalho educacional da Educação na Missão Sal da Terra é acompanhado pela Superintendência, no entanto, existe uma base relacional e dialógica para consolidar decisões. Essa base tem como estrutura os Conselhos Administrativo e Pedagógico visando discutir as ações, fortalece-las e consolidar nos cinco centros educacionais. Os Conselhos têm ainda como objetivo buscar continuamente a qualidade do trabalho realizado preservando as formas respeitosas de convivência, as vivências afetivas bem como a ambiência de construção do conhecimento, isso porque, entendemos que o espaço educativo deve prevalecer vínculos afetivos entre as crianças, educadores, as famílias e a sociedade em que estão inseridos.

O Conselho Administrativo é formado pela superintendente, diretoras e coordenadoras dos Centros Educacionais. O Conselho Pedagógico é formado pela superintendente e pedagogas dos respectivos Centros Educacionais.

Toda a gestão administrativa e pedagógica é realizada de forma padronizada desde que não descaracterize as especificidades locais.

 

PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA

A partir das teorias de Levy Vygotsky, Wallon, Freire e nas propostas educacionais de Reggio Emília, buscamos a integralização da criança por meio do estimulo e do desenvolvimento do potencial espiritual, afetivo, social, cognitivo e motor os quais são originadas todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos que contemplam a prática do conteúdo interdisciplinar. Uma das formas de trabalharmos com propostas de pedagogias diferenciadas, e também da apropriação pela criança das diferentes linguagens, é a Pedagogia de Projetos, portanto, introduzida nesse contexto, desenvolvemos os projetos institucionais “Prazer de Cuidar” e “Aula Integrada”, com o objetivo de envolver as famílias nas interações sociais acontecidas no espaço escolar, propiciarmos a ampliação dos laços afetivos, emocionais, sociais e cognitivos, além de estimularmos a criança quanto ao prazer e à responsabilidade do cuidar por intermédio de um brinquedo simbólico, do despertar o exercício da cidadania na criança, família e escola. Trabalhamos com os livros didáticos, como os paradidáticos enquanto atividades complementares, enfatizamos o trabalho em pequenos grupos e nos cantinhos.

Toda proposta é centrada em uma aprendizagem como uma experiência coletiva e cooperativa, instrumentalizada de forma padrão em todos os centros educacionais, nos quais toda a equipe pedagógica possui cada vez mais um novo papel, como co-criadora do saber e da cultura com os seus educandos e com as crianças portadoras e construtoras de cultura, que dão sentido ao próprio agir e aquilo que aprendem, refletem, lembram e reconhecem em que participam da construção de significados.

 

INFORMAÇÕES:

Unidade I – CE REVERENDO TERSO AGUIAR DE SOUZA
Rua Antônio Paiva Catalão, 725 - Bairro Laranjeiras - Uberlândia/MG

Telefone: 34 3255-6527

 

Unidade II – CE GERALDO ABRAHÃO JUNIOR
Rua Betânia, 401 - Bairro Canaã - Uberlândia/MG

Telefone: 34 32260022

 

Unidade III – CE ENGENHEIRO JOÃO MARCOS CARDOSO
Rua do Comerciário, 42 - Bairro Jardim das Palmeiras - Uberlândia/MG

CE Jardim das Palmeiras

Telefone: 34 3211-3080

Unidade IV – CE IRINEO MIRALHA
Rua Espigão, 611 - Bairro Morumbi - Uberlândia/MG

Telefone: 34 3234-5755

 

Unidade V – CE SÉRGIO HENRIQUE MARTINELLI

Rua São Francisco de Assis, 500 - Bairro Vigilato - Uberlândia/MG

Telefone: 34 3237-2281

Unidade VI – CE HELDER CASTRO DE BASTOS

Rua Ivete Cordeiro da Silva, 1070, anexo A - Bairro Shopping Park

Telefone: 34 3255-5144

Unidade VII – CE JOSÉ DE SOUZA PRADO

Rua Marlos Urquiza Cavalcanti, 91 - Bairro Monte Hebron - Uberlândia/MG

Telefone: 34 3255-1748

Unidade VIII – CE PROFª MARGARETH GUITARRARA CROZARA

Rua Cachorro-do-Mato, 300 - Bairro Residencial Pequis - Uberlândia/MG

Telefone: 34 3231-9123

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Período Integral: Segunda à Sexta-feira, das 07h às 17h

 

PROCESSO DE ADMISSÃO DE CRIANÇAS AOS CENTROS EDUCACIONAIS

Atualmente, a inscrição para concorrer a uma vaga nos nossos Centros Educacionais é feita no site da Prefeitura Municipal de Uberlândia. O período de inscrição ocorre anualmente, geralmente nos meses de Outubro ou Dezembro. Quando é divulgado pela PMU a abertura das inscrições, a Missão Sal da Terra também faz uma ampla divulgação aqui no site e em todos os canais de mídia e redes virtuais que possuímos, para difundir a informação. Por isso, continue acompanhando nossas notícias on-line pra ficar sabendo quando as inscrições estão abertas!

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CE Sérgio Henrique Martinelli

Quantitativo de crianças - 112
Faixa Etária - 4 meses a 4 anos

Unidades  administradas 
 

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