Medida visa suprir demanda das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) que têm recebido quantidade maior de pacientes crianças com dengue
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu, na tarde desta segunda-feira (3), mais 10 novos leitos de internação pediátrica no Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos (CIP). O objetivo é ampliar as acomodações para crianças que necessitam de atendimento e desafogar as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
“Essa ampliação do número de leitos de internações se dá devido a crescente de casos de dengue e consequente aumento nos atendimentos em nossas UAIs. É uma modificação temporária e que busca evitar internações prolongadas de crianças nas UAIs do município. Assim, podemos dinamizar as ações e fornecer uma estrutura ainda mais adequada aos pacientes”, destacou o secretário da pasta, Clauber Lourenço.
Com o aumento da capacidade de atendimento nas internações, o CIP, que já contava com 28 leitos destinados a crianças com até 12 anos, passou a dispor de 38 lugares. Vale destacar que a melhoria visa qualificar os atendimentos nas UAIs, fazendo com que os espaços permitam o recebimento de mais pacientes, em caso de necessidade. Deste modo, as crianças podem ser encaminhadas das unidades de atendimento para o centro de internação.
O investimento, que envolve custos de manutenções a serem realizadas pela Prefeitura, está orçado em R$ 250 mil mensais e será feito com recursos próprios da Secretaria de Saúde.
Centro de Internação Pediátrico
O Centro de Internação Pediátrico Missão Sal da Terra Dr. Helder Castro de Bastos (CIP) dispõe de leitos para crianças de até 12 anos com quadros leves ou moderados. O serviço de internações infantis ocorre na rua 7 de Setembro, 871, no bairro Pacaembu.
Com oferta de 30 leitos de enfermaria, o CIP destina dois deles para casos que demandam isolamento. Os atendimentos são realizados por equipe multidisciplinar composta por profissionais como médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos.
Fonte: Prefeitura de Uberlândia