top of page

Missão Sal da Terra é Signatária do Marco de Consenso Brasileiro para Colaboração Ética na Saúde, Entregue ao Papa Francisco


No dia 27 de novembro de 2023, o Papa Francisco recebeu no Vaticano o novo Marco de Consenso para a Colaboração Ética Multissetorial na Área de Saúde, um documento que simboliza um compromisso com a promoção de práticas éticas e responsáveis no setor da saúde. A entrega foi realizada pelo diretor de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde (IES), Carlos Eduardo Gouvêa.


O Marco, que já contava com a adesão de diversas organizações e lideranças do setor de saúde brasileiro, foi atualizado com diretrizes sobre a Ética dos Algoritmos, tema pioneiramente abordado pelo próprio Pontífice. O documento reflete preocupações fundamentais com a aplicação responsável de tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), garantindo que o progresso esteja alinhado com a transparência, segurança e os direitos humanos.


A Missão Sal da Terra e o Marco de Consenso


Em maio de 2023, nosso CEO e Diretor de Saúde, Arthur Pereira, foi convidado pelo diretor executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli, para ser um dos signatários do Marco de Consenso Brasileiro. Esse convite reconhece o papel da Missão Sal da Terra como um agente relevante no Sistema de Saúde do Brasil, comprometido com a segurança e o bem-estar dos pacientes.


O Marco é fruto de um esforço multissetorial que reúne representantes de diferentes instituições do setor da saúde, com o objetivo de garantir práticas transparentes e justas, promovendo uma sociedade mais ética.



Ética na Tecnologia: Um compromisso global


Além de sua entrega histórica ao Papa, o Marco foi debatido no VIII Seminário de Ética no Gerenciamento da Saúde, realizado no Vaticano. Durante o evento, o Brasil apresentou iniciativas pioneiras pelo uso seguro da IA na saúde, destacando o impacto positivo das ferramentas tecnológicas quando utilizadas de forma ética e responsável.


Para Carlos Eduardo Gouvêa, a atualização do Marco é essencial.

“As ferramentas de inteligência artificial na saúde são de extrema relevância, uma vez que antecipam diagnósticos, auxiliam tratamentos, melhoram a logística e pesquisas. Mas elas têm limitações, vieses e riscos que podem gerar erros nos resultados. O Marco de Consenso mostra um compromisso de todo o setor com o uso ético e seguro da tecnologia”, afirmou Gouvêa.

Ele destacou que o documento tem apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mais de 20 instituições, empresas e pessoas físicas já reafirmaram, logo no primeiro momento, o seu compromisso com o Marco, que na primeira versão teve mais de 40 adesões.


Um momento histórico para o Brasil e para a Missão Sal da Terra


Ao comentar sobre a importância de participar como signatário deste marco, Arthur compartilhou:

"Fazer parte do Marco de Consenso Brasileiro é um grande privilégio e uma oportunidade de reafirmarmos o compromisso da Missão Sal da Terra com a ética e a transparência. Esse documento transcende os limites do setor de saúde, estabelecendo diretrizes que impactam diretamente o cuidado com a vida e o respeito ao próximo. Estar entre os signatários é um passo importante para fortalecer a atuação ética da nossa organização", finaliza Arthur.

A Missão Sal da Terra segue comprometida com iniciativas que promovam a ética e a segurança, contribuindo para a construção de um sistema de saúde mais justo e humano.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page