top of page
Brenda Sobral Kiyomura

Uberlândia e Missão Sal da Terra: uma parceria histórica na transformação social



No dia 31 de agosto de 2024, Uberlândia celebrou 136 anos desde sua fundação, ocorrida em 1888. A cidade, hoje um polo regional e a segunda maior de Minas Gerais, destaca-se nacionalmente em segmentos como agronegócio, indústria, logística, distribuição e tecnologia. Com uma população atual de, aproximadamente, 700 mil habitantes, Uberlândia é também o berço de importantes iniciativas sociais e educacionais, entre elas a Missão Sal da Terra, cuja história está profundamente entrelaçada com a do município.

 

Fundada em 1981, por jovens cristãos movidos pelo desejo de praticar o amor ao próximo, a Missão Sal da Terra começou sua atuação por meio de atividades sociais voltadas para crianças em situação de rua. Em 1985, a organização assumiu a gestão da creche Sérgio Henrique Martinelli, no bairro Vigilato Pereira, ampliando seu impacto em dois pilares fundamentais: educação e assistência social.

 

A virada de milênio marcou um período de grande expansão para a Missão. Em 2000, a Prefeitura de Uberlândia convidou a organização a assumir a gestão de dois EMEIs, passando a atender mais de 800 crianças. 

"Desde o início, nosso compromisso com Uberlândia foi proporcionar uma educação de qualidade e oferecer assistência social onde mais se necessita", destaca Arthur Pereira, CEO da Missão Sal da Terra.

 

Em 2007, a Missão Sal da Terra deu um passo decisivo ao iniciar suas atividades na área da saúde, assumindo a gestão da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge. Três anos depois, a atuação se expandiu, com a administração da UAI Pampulha. A partir de 2012, a organização passou a gerenciar 21 unidades e equipes de saúde da família, promovendo uma integração entre os cuidados primários e secundários, sempre com foco no paciente, como centro do atendimento.

 

Recentemente, em 2023, a Missão Sal da Terra assumiu a administração das unidades de saúde do setor Leste de Uberlândia, além de continuar gerindo os serviços na região Sul da cidade. Essa expansão teve como objetivo otimizar a gestão e padronizar os serviços oferecidos, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia. Unidades de saúde como UAI Pampulha, UAI São Jorge, UAI Tibery e UAI Morumbi são exemplos da parceria bem-sucedida entre a Missão e o município.

 

Na área educacional, a entidade continua a gerir oito centros educacionais espalhados por diversos bairros, incluindo Vigilato, Shopping Park, Monte Hebron e Jardim das Palmeiras, contribuindo para a formação das futuras gerações de uberlandenses.

 

No campo social, destaca-se o Centro Comunitário Genésio de Melo Pereira, inaugurado em 2013 no bairro Shopping Park. O complexo oferece uma gama de projetos e atividades para crianças, adolescentes e adultos, impactando diretamente cerca de 800 pessoas. As iniciativas abrangem as áreas cultural, educacional e esportiva, reafirmando o compromisso da Missão Sal da Terra com o desenvolvimento humano e social em Uberlândia.

 

"A trajetória da Missão Sal da Terra reflete o nosso compromisso com a cidade que nos acolheu e nos permite crescer. Nosso trabalho é uma extensão do que Uberlândia representa: uma cidade próspera, solidária e sempre aberta à inovação", conclui Arthur Pereira.

 

Com uma história marcada por serviços essenciais nas áreas de educação, saúde e assistência social, a Missão Sal da Terra continua a ser um pilar na construção de uma Uberlândia mais justa e solidária, celebrando, ao lado do município, seus 136 anos de progresso e transformação.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page